30.6.06

Alemanha 1 (4) x 1 (2) Argentina


Foto: Olé
(Repare no cigarrillo)
Os hermanos foram melhores, jogaram mais bonito. Mereciam ter seguido. Mesmo com as patuscadas do técnico. (Não botou o Messi?!) A Alemanha continua burocrática a não mais poder, mas jogar em casa faz toda a diferença. Já estão na final.
Agora ficamos só nós de fora da Europa. Nessa geopolítica de cotas que é a da Copa do Mundo. 9 títulos mundiais na América do Sul, e só 4 vagas -- mesmo número de América do Norte/Central, que acho que mal passaram de oitavas em toda a história do mundial. Zero títulos para a África, e 5 vagas. Aí ficam de fora o Uruguai, o Chile, o Peru, a Colômbia, e entram Togo, Trinidad Tobago e aquelas bizarrices da Sérvia, Montenegro, Croácia, Suíça, Arábia e outras porcarias. Pfff.
LR deu uma boa definição sobre essa coisa que futebol de resultado é melhor que futebol bonito. Disse que é como a opinião da igreja católica sobre o sexo: só pra procriação. Prazer, beleza etc. não importam.

Consumidor vítima


Coisas que me deixam num estado de irritação: quero comprar uma escova de dentes. Vou à farmácia, tem uma centena e meia de opções de marcas e modelos. Acontece que não gosto de escovas de cerdas macias. Gosto de cerdas médias ou duras. Repare: existem pelo menos três gradações -- macias, médias, duras. Mas é sempre assim, todas as 15o opções disponíveis são com cerdas macias. Sempre.
Outra: quero comprar uma calça jeans. Mas não curto a moda da cintura baixa (que aliás, hein, quantos anos já está durando?!), porque acho que a barriga, por menorzinha que seja, fica pulando por cima da calça -- a menos que você seja de fato uma tábua, que não é o meu caso. Ou então fica um "vácuo" estranho nas costas, um buraco pelo qual se vê a calcinha. Entro nas lojas e já pergunto:
-- tem alguma calça jeans com mais de 5 centímetros de zíper?
-- ... (Cara de ponto de interrogação)
-- é, querida, que não seja cintura baixa, sabe? que eu possa fechar o zíper por mais de meio segundo.
-- ah, claro, tem essa aqui.
-- mas essa só tem uns 4cm de zíper, é cintura baixíssima.
-- ahn...
E é sempre assim. O que me deixa duas opções: comprar calça jeans em lojas de senhoras, ou ficar com as minhas calças de muitos anos atrás.
Fashion victim, never!

28.6.06

Rainha do lar

Se tem um assunto que me interessa, e que acompanho sempre que posso em artigos, livros ou até em blogs, é sobre a confusão dos papéis de homens e mulheres neste século vinte-e-um. Mais ainda depois que amasiei-me ao meu amado, e passamos a dividir, além do mesmo teto, as funções domésticas.
Outro dia no supermercado vivi uma experiência nova, um momento típico de rainha do lar. Estava fazendo compras normalmente, e aproveitei uma promoção de sabão em pó Omo, uma embalagem nova de 1,6kg que não é em caixa mas em saco. O preço estava bom, comprei logo 3 sacos. Na hora do caixa, a moça na minha frente também estava levando uns 2 pacotes. E aí começou uma conversa entre a moça da frente, a moça do caixa e eu, sobre a promoção do Omo. A moça do caixa dizia que a promoção terminava naquele dia, e que ela também queria comprar, tinha que pegar antes que acabasse. Até pediu à empacotadora que confirmasse que só ia durar até aquele dia. (como eu amo supermercados que têm pessoas para empacotar as suas compras em milhares de sacos plásticos.) Neste ponto, a moça que estava atrás de mim na fila se interessou e entrou no assunto também. Ela não estava levando os pacotes do sabão em promoção e, de alguma forma, eu, a moça da frente e a moça do caixa a convencemos que ela estava deixando passar uma oportunidade de ouro. Quando ouvi saírem da minha própria boca frases como "ah, se eu fosse você levava, o preço está ótimo, em geral no Mundial é mais em conta, mas essa promoção está mesmo valendo a pena" dirigidas a uma total desconhecida e tendo por objeto uma coisa prosaica como sabão em pó, tive uma minicrise de identidade. Em quem me transformei? Desde quando essas questões (promoção de Omo) passaram a ter alguma importância para mim? Será que um homem entaburaria essa mesma conversa?
Saí do supermercado rindo sozinha.

Ronaldo 15

Os 15 gols do Fenômeno em copas do mundo. Foto: AFP
Quando penso que o Ronaldo é só um mês mais velho do que eu, fico com a sensação de que... deixa pra lá.

Obs: Veja a foto e repare que ele só marca com a amarelinha. Xô, uniforme 2!

26.6.06

Eu e as séries

Foto: Matt Lewkowicz
A verdade é que nunca tinha tido TV a cabo em casa até duas semanas atrás. É um mundo novo que se descortina, e que vou descobrindo sem muito entusiasmo. Porque tudo me parece muito chato e repetitivo. Mas todo mundo - todo mundo mesmo - me fala sempre de alguma série que acompanha, seja Lost, The Office, Desperate Housewifes, CSI. Nunca vi nenhuma dessas, acho que a última série que acompanhei (na época chamava seriado) foi A Gata e o Rato, que eu adorava. Ontem vi (aos pedaços) um episódio de uma série chamada "Monk". Não tenho referências para saber se é boa ou ruim, mas foi o que calhou. Se você nunca viu, é assim: tem um cara chamado Mr Monk, e pelo figurino ele é mesmo algum tipo de padre, certamente um monge (monk - dãã). Por algum motivo que não vi qual era, Mr Monk estava participando de um júri popular. As pessoas do júri estavam fechadas e trancadas numa sala tentando chegar a um veredicto unânime. Aí o Monk deduziu, por meio de encadeamentos e sinapses muito complexos, que uma das juradas ali presentes era cúmplice do condenado e tinha matado uma velhinha escalada para o júri e ficado com o lugar dela (como assim? não tem tu vai tu mesmo? essa não é a justiça americana que eu conheci nos filmes). A essa altura o espectador já sabe que ele tem razão, porque numa cena aparece essa jurada-maligna fazendo uma ligação sinistra no celular (mas não confiscam celulares? júri não tem que ser incomunicável? o que está havendo com o sistema judiciário americano?). Aí vem o mais incrível. A jurada-suspeita sai, vai ao banheiro, levando uma caneca térmica - aquelas canecas americanas prateadas, altas, você sabe. Nesse ínterim, o Monk fala para os demais jurados que tem certeza que ela é uma traíra, e todo mundo super compreende, na mesma hora. O homem é mesmo persuasivo. Em seguida a jurada-vilã volta, é desmascarada e... tira uma pistola de dentro da caneca prateada. Hein? Hein? Eu vi bem? Tinha uma pistola que cabia dentro da caneca? Eu tenho uma caneca dessas, e pra caber uma pistola ali, só se for da Barbie. E a mulher sacou um trabuco. Aí eu me pergunto: pra que público é feita essa série? Que tipo de retardado pode acreditar num troço desses? Qual o entretenimento possível a partir de uma premissa tão tosca quanto essa? Bom, cinco minutos depois a falsa jurada e seu amante latino (o condenado) eram presos pela polícia. Sacaram isso ainda, que o bandido era um Hernández ou Rodríguez? Parei com o Monk, pra sempre.
As únicas coisas boas que vi até agora na TV a cabo foram um documentário sobre macacos, na TV5 francesa, e uns shows na TV Senado. Definitivamente, não sou uma pessoa antenada.

Batalha de Nuremberg?

E eis que todo mundo adorou o jogo de ontem, entre Portugal e Holanda. Todo mundo, menos eu. Os jornais falam na "Batalha de Nuremberg", a Folha estampou "A arte da guerra" como manchete, alguém falou em "garra scolariana". Menos, menos. Parece que só eu não vi arte nenhuma. Todo mundo viu garra e heroísmo, e eu só vi porrada, violência e catimba. Futebol? Uh, cadê? Também não defendo a Holanda, não fizeram por merecer. Mas me revolta saber que Portugal tinha muito mais time e ficou reduzido à mediocridade das novas Ordenações Filipinas. Hahaha.
K disse que o jogo parecia "aquelas partidas Argentina x Uruguai, quando a falta não tinha sido inventada ainda", mas achou o melhor jogo da Copa. PP também gostou muito da partida, e acha que a minha opinião contra a violência e a catimba é cheia de "frescor". Para ele, tudo isso faz parte e é mérito de Portugal. Então tá então. Vou ficar falando sozinha no deserto. Porque realmente acho o Felipão tudo de ruim. E o inimaginável acontece: vou torcer pela seleção de cabeçobol da Rainha. Pelo menos vou tentar, porque também não é nada fácil.
Em resumo: acho que estou me envolvendo demais com essa Copa.

25.6.06

Tostão, Pelé, Garrincha, Didi, Vavá, Kaká

Coluna do Ancelmo Gois hoje fala de uma matéria da Slate sobre o fato de os jogadores do Brasil serem mais conhecidos por apelidos e primeiros nomes do que por sobrenomes. Evoca o nosso passado escravagista, no que é corroborado pelo Roberto DaMatta, que diz que isso é sintoma de "uma sociedade aristocrática preconceituosa, que ainda se refere aos inferiores por apelidos (...) Jogadores de futebol não têm pedigree. O nome completo é um sintoma de que a pessoa faz parte de uma estrutura." Essa questão sempre me intrigou, mas dicordo completamente do DaMatta. Ao contrário, acho que ao chamarmos nossos selecionados pelo apelido, indicamos justamente que não importa a origem que tenham, eles são os heróis por quem tanto torcemos, e que nos representam pelo mundo. E no jogo de Portugal vi que eles também pouco usam os sobrenomes: Ricardo, Miguel, Pauleta, Maniche, Costinha, Deco, Tiago. E entre os reservas portugueses, tem um que se chama... Boa Morte!

Portugal 1 x 0 Holanda

Fotos: AFP
Todo mundo esperava um jogão, e o que se viu foi uma sessão de futebol-porrada. Uma cacetada de amarelos, 3 expulsos, 1 pênalti não marcado para a Holanda, brigas, empurrões, cera da pior espécie por parte dos jogadores de Portugal. Agora lembrei por que odeio tanto o Felipão. Formou um time que se retrai depois de 1x0, que catimba, que bate. E a Holanda foi uma tremenda uruca, a bola não entrava por nada. Com aquele técnico lindo, o Van Basten, que se portou o tempo todo como um lorde. Mesmo com um time de molambos - porque vamos lá, a Holanda foi muito, muito incompetente. Semana que vem, Inglaterra x Portugal. Será que dá para os dois serem eliminados?!

Inglaterra 1 x 0 Equador

Pífio, como todo jogo da seleção da Ilha. Que futebolzinho ruim, meu deus. E aquele Rooney mais parece um buldogue. Me dei mal no Bolão, esqueci que Inglaterra nunca marca mais de um gol por partida.

Inverno


Domingo de sol no inverno. Passear de bicicleta, ida pela orla, volta pela lagoa. Sim, sem dúvida há coisas melhores na vida. Mas não são muitas, não.

24.6.06

Argentina 2 x 1 México

Substituição no time mexicano: sai Pardo, entra Torrado. Dá pra crer?

No mais, fiquei feliz com a vitória dos hermanos. Porque eles jogam muito melhor; porque o golaço que o Rodríguez fez justificou as horas passadas em frente à TV; porque o técnico mexicano é argentino, entao boa parte do mérito é de um argentino mesmo; porque vai ser bom demais ver Alemanha x Argentina nas quartas.

Deutschland über alles

Eu sou Mengão, torcida adversária não me assusta. Mas porra, que sinistra a torcida da Alemanha.

Alemanha 2 x 0 Suécia

Melhores imagens de Alemanha x Suécia: Ballack puto da vida porque não consegue fazer gol - depois da 57ª tentativa de um chutão de fora da área - e Oliver Kahn com cara de bunda no banco de reservas.

Começou a copa (de verdade)

Que desculpa posso dar para ficar vendo todos os jogos das oitavas?