16.7.12

Minha avó


Hoje fez aquela friaca carioca: 17ºC. Enquanto andava na rua, tiritando, vi uma senhorinha esperando para atravessar o sinal, usando saia um pouco abaixo dos joelhos, sem meia calça.

Foi o que bastou para eu me lembrar da minha avó materna, que se fosse viva estaria com 99 anos. Ela só usava saia e vestido, não importava o tempo. Tinha muitas meias de lã, para o tempo frio. Não há registro de minha avó de calça comprida. Old fashioned? Bem, mesmo com quatro filhos, vovó sempre trabalhou fora (era secretária), dirigia bravamente seu fusca bege ("Pata de Elefante") e tinha o hábito (para não dizer vício) de jogar pôquer com as amigas, uma ou duas vezes por semana, depois que se aposentou. Para alguém nascido em 1913, esses são traços que impressionam, e podem levar a crer que era uma mulher "à frente se seu tempo". Mas não. Ela não valorizava nenhuma dessas coisas, agia tão naturalmente que a gente entendia tudo isso (dirigir, trabalhar fora, jogar pôquer) como coisas corriqueiras da vida.

E tinha senso de humor, minha avó. Era daquelas que não perdem a piada. E se prestava às maiores brincadeiras dos filhos, já adultos. Como se fantasiar à moda da filha caçula (minha mãe), quando esta morava nos EUA, colocar peruca, minissaia e botas, só para tirar uma foto e mandar pelo correio. Pura galhofa. Ou quando meu tio morava na Alemanha, os demais irmãos fizeram uma produção para fantasiá-la de beata e tirar uma foto dela na frente da igreja Santa Mônica, logo ela, a maior ateia da paróquia. Como ninguém tinha bíblia, ela segurava um dicionário enrolado em xales e terços. Mandaram a foto pelo correio, dizendo a meu tio que não se preocupasse, que ela tinha encontrado a religião tardiamente na vida e estava até muito feliz. Tudo isso vovó fazia, só por diversão.

Tem dias que uma coisa à toa provoca a maior saudade.

3 comentários:

Marcus Pessoa disse...

História bonita.

É interessante como a sensibilidade para o frio muda de cidade pra cidade. No Rio 17 é friaca, em SP é quase normal.

Já em Belém, quando faz 22 o pessoal já pensa em colocar um casaco...

Aquela disse...

Ai, Ana, quanta ternura. Juro que arrepiei aqui com a frase final.
beijo!

Suzana Elvas disse...

Eu só tenho saia e vestido, moça.
Me senti uma avó avant garde...!