17.3.10

O menino que era boneca

Mathilde está numa fase super bonecas. O que é bom, porque ela tem tantas... Então todo dia de noite é um tal de "mamãe, a gente pode brincar?", "pode. você quer brincar de quê?" "de... comidinha!" Que consiste em colocar bonecas em torno de uma mesinha, ou apenas no chão, em círculo, dispor pratinhos, copinhos, talheres e panelinhas, servi-las, etc. Tem uma colher especial que ela usa só para dar remédio. E aí é o caso de enfileirar uma penca de bonecas e ir de uma em uma dando remedinho. Enfim, está curtindo esse lance de brincar de boneca.
Um dia eu propus que batizássemos as bonecas, porque ficava muito confuso com todas elas se chamando "boneca" ou "bonequinha". Nesse dia estávamos dando comidinha para 3 bonecas. Uma foi fácil: ela tem o nome Sara bordado na roupa. Então essa é a Sara. Para as outras duas, sugeri usar nomes das amiguinhas da escola. Uma ficou sendo a Gabrielle. A outra, eu propus que fosse Juju, mas ela recusou imediatamente: "Não, mamãe, essa é o Gabriel". "Mas filha, a boneca é uma menina, como ela vai se chamar Gabriel?". Não adiantou chamá-la à razão. "É o Gabriel. Gabriel Salazar", insistiu com aquela certeza absoluta que só as meninas de dois anos podem ter. Eu achei melhor não contrariar. Se ela entrou numas que o Gabriel (Salazar, atenção para o sobrenome) pode ser representado de roupa de lacinho, touquinha lilás e cabelinho louro, quem sou eu para dizer que não. E a coisa ficou mesmo definitiva. Ela leva o Gabriel para andar de carrinho pela casa, coloca ele para dormir, e o que é mais engraçado, dá broncas homéricas nele, e o deixa de castigo. Pelo que entendi, uma vez esse Gabriel empurrou Mathilde na escola - ela caiu, chorou, e ele ganhou uma bronca da tia. Ela fixou essa cena, e até hoje reproduz com extrema verossimilhança (acho eu) a bronca no Gabriel. "Fica aqui, de castigo!! Não pode empurrar os amigos! É muuuuito feio." Eu já assimilei totalmente o fato de que aquela boneca se chama Gabriel Salazar. Se hoje já tem tanto menino por aí se vestindo de boneca, como é que não será quando ela for um pouco maior? Melhor se acostumar, e ser feliz.

5 comentários:

Ana Paula disse...

Ai que fooooofa, a Mathilde!

Anunciação disse...

Eu aaaamooo a Mathilde!

Anônimo disse...

Dê um beijo na fofa por mim, e vc tem razão, ela está resolvendo todas as quizumbas com o gabriel salazar através da boneca, que ótimo que crianças podem brincar de ser o que quiserem, né não?.
abraço,
clara

Anônimo disse...

ei, aaaana, onde andas? O gato de alice comeu vossa pena? :) Sobreviveu às torrentes e ondas da inundação? Cadê, cadê o blog, deu sumiço nele? ::))
abraço, miss you,
clara

Cam Seslaf disse...

Hahahaha! Vou mandar um Generalíssimo Franco todo rosinha e de babadinhos para ela. Mathilde, a iconoclasta. ;D