1.10.07

A hora da música lenta

Vi que o The Police vem fazer show no Brasil em dezembro. Um gancho tênue para mais post sem pé nem cabeça.
Nos meus anos de pré-adolescência, ali na segunda metade da década de 80, freqüentava muitas festinhas de aniversário. Matinês. Muitas vezes nos salões de festas dos prédios, outras em boates que exploravam esse filão pré-púbere -- e quem cresceu na Zona Sul carioca há de se lembrar de lugares hoje falecidos, como a Mikonos, a Vogue e a Circus. As festinhas eram das 16h às 22h, mais ou menos. Eram servidos uns salgadinhos, refrigerantes, uma coisa meio efêmera chamada Keep Cooler, e o grande sucesso, coquetel de frutas, aquela coisa horrível, rosa e doce. E ali ficávamos nós em grupinhos de meninos e meninas, arrumadinhos, com saias balonês e gel no cabelo (gel com purpurina, claro), fofocando e dançando músicas da Blitz e do Rick Astley, além da trilha sonora de Footlose.
Mas inesquecível mesmo nessas ocasiões era a sessão de músicas lentas. Nenhuma festinha, fosse em play ou boate, estava livre desse momento em que os coraçõezinhos se apertavam. E aí eu lembro de 3 canções imbatíveis e obrigatórias: Your Latest Trick (Dire Straits), Holding Back the Years (Simply Red) e Every Breath You Take (The Police). Bastava começar uma dessas para causar aquele frisson, com as meninas dizendo "ai, eu aaamo essa música!". Eu, que nunca fui de estraçalhar corações, dancei muitas vezes essas músicas, com os rapazes. Bem ou mal, sempre tive amigos meninos (mais uma vez a teoria do filho-único-criatura-social). Outras tantas vezes, tomei chá de cadeira. Your Latest Trick, com aquela clássica introdução no sax, foi "a" música com meu primeiro namorado -- e atire a primeira pedra quem não tinha aquele LP de capa azul, Brothers in Arms (released in 1985, 29 million copies sold worldwide, diz a Wikipedia).
Mas voltando ao Police. O fato é que hoje em dia, na minha aula de hidroginástica, a trilha sonora é quase sempre a mesma: um disco com vários antigos sucessos cantados pelo mesmo grupo (sei lá qual), ao vivo. Sabe aquele clima "O som do barzinho", em que um mesmo cara faz milhares de covers? É isso, só que em versão "O som do estádio". E aí no repertório tem Every Breath You Take, e pela primeira vez parei para prestar atenção na letra da música. Putz, é claro que não tinha como dar certo essa história de amor. O cara é um total obsessivo, um control freak, que persegue a moça onde quer que ela vá, chegando ao auge de usar a metáfora das respirações - Every bretah you take / Every move you make / Every step you take / I'll be watching you. Finalmente entendi por que a banda se chama A Polícia. É o Grande Irmão romântico. E a gente se esgoelava, Oh, can't you seeeeeee / You belong to meeeeee. Pré-adolescer não é fácil.
Achei, claro, os vídeos das músicas, seguem aqui embaixo.
Momento intimidade: e pra você, quais foram as músicas lentas mais marcantes?





4 comentários:

Lord Broken Pottery disse...

Ana,
Queridas recordações. Lembro de umas férias no Guarujá. Meu corpo ardendo, queimado de sol, algums cervejas na cabeça. A introdução do sax tocando, Your Latest Trick, um olhar diferente, aproximação, um beijo, um dançar dolente. Quem não viveu?
Beijo

B. disse...

Ah, uma música lenta que me marcou demais foi "I'll be over you", do Toto (é uma banda, mas eu sempre me refiro como "o Toto", rs). Numa festinha da escola, eu nunca tinha dançado com ninguém, um garoto bonitinho veio me tirar pra dançar essa musica. E eu saí, literalmente, correndo. hahaha! Nunca mais esqueci. Ah, e "True" acho que é um clássico, né? Marcou todo mundo, quase.

Carrie, a Estranha disse...

Ótimo post! Sim, somos da mesma idade e vivemos coisas parecidas.

Eu lembro muito das músicas lentas da Madonna e de um disco com a trilha sonora de La Bamba - tinha uma música lenta chamada "Donna" q eu me lembro de dançar nas festinhas.

Me lembro tb de "She's like the wind" - acho q trilha sonora de Dirty Dancing. Aliás, o q eu mais lembro são trilhas sonoras.

Bjs

Cam Seslaf disse...

E o Phil Collins, não tinha aí? :o)