30.6.09

Audiovisual



Até que demorou. Mas Mathilde finalmente se encantou pelo mundo do audiovisual. Sim, sim, desenho animado.
Tudo começou com uns livrinhos. Mathilde tem livro à beça, e não tem brinquedo no mundo de que ela goste mais do que de ler seus livros. Ela adora sentar no nosso colo e ler junto conosco. E dentre toda sua biblioteca, os favoritos são os livrinhos de uma coleção que comprei um dia, despretensiosamente, de uma personagem até então desconhecida para mim, a Peppa Pig. Mathilde se viciou, e de uns tempos pra cá passou a chamar "Peppaaaaaa!" quando quer que leiamos com ela. Aquela coisa de criança, você lê quinze vezes seguidas o mesmo livro de figuras, com 6 páginas, e ela pede pra ler outra vez. Então fui pesquisar se havia outros livrinhos da Peppa no mercado, e descobri que na verdade a Peppa é um desenho, e os livros, um desdobramento do desenho. Catei no YouTube e achei alguns episódios em português (e outros tantos em italiano, francês, sérvio e polonês -- porque hoje em dia a educação de uma criança não pode ter esses limites, certo?). Pronto. Vício total. Até então ela nunca tinha achado tanta graça em desenhos porque quase não vê televisão. A única da casa fica no nosso quarto, ela acaba tendo pouco contato. Então para ela agora desenho é uma coisa que se vê no computador. E pega a gente pela mão, leva pro computador e pede "Peppa! Peppa!". Só tem 4 episódios em português, e eu já sei todas as falas de cor. Mas pelo menos é um desenho legal.
Esta semana fomos à consulta de rotina no pediatra, que nos recomendou o Pingu. Nossa, adorei, achei muito mais legal.
E vocês com filhos pequenos, quais os desenhos que fazem mais sucessos tanto com pais quanto com filhos?

13 comentários:

. disse...

Aqui o cardápio varia. O Alê vê bem mais TV do que deveria e eu gostaria, mas atualmente andamos fugindo um pouco de TV, mesmo a cabo, e ficando mais em DVD.
Ele já viu o Pingu e se acaba de rir quando eu canto a musiquinha "Pi-pi-pi-pi-Pingu", é doido por Backyardigans e Cocoricó, Madagascar. Andamos vendo uns pedacinhos de "Pinóquio" juntos, ele no meu colo, eu narrando o desenho. Tem o Mecanimais, da Discovery Kids, que ele vê porque é a hora de colocar pijama, tomar o leite antes de dormir, virou parte do ritual. Ele ama, mas eu enchi. E tem o Pocoyo, que assistimos no computador. Ah,e Vila Sésamo. Ele gosta muito. Mas não dá certo de pegarmos no horário, de vez em quando coincide de ligarmos TV e estar passando.
Ah, ele conhece os bichinhos dos Muppets! :)
Mas fora isso ele adora livraria e também tem livro à beça, preciso fotografar a casa-estante dele. Ele vem com o livro na mão dizendo "Trooouxe, trooouxe", pra lermos com ele.
Beijo!

Pat Anzanello disse...

Esse desenho da "Peppa Pig" é muito engraçado. Adorei!
Bela dica!

Cam Seslaf disse...

Ei, não conhecia a Peppa!
Aqui em casa o Cocoricó reina absoluto, mas só os clipes, que a atenção dela não dura tanto assim. A cena da fada madrinha e a dos ratinhos cantando da Cinderela também estão nos favoritos. No mundo YouTube, ela adora o Tangananica, um vídeo do Pintinho Amarelinho, o ratinho tomando banho do Castelo Rá-Tim-Bum e recentemente caiu de amores pela Abby Cadabby, da Vila Sésamo. Não tem áudio em português, mas ela pede todo santo dia o "Bicíííí", que é a Abby e uma menininha cantando o ABC.
E eu sempre gostei do Pingu. :D

Cam Seslaf disse...

Ah! Há umas semanas a minha irmã botou um vídeo daquele comercial da bala de leite kids "do nosso tempo" e ela amou. "Mamãe, oooda, ooooda...". <3

Anunciação disse...

Apesar de não ter mais filhos pequenos,sou meio retardada e adoro desenhos;o pingu eu adoro,não conhecia a pepa;aquele ratinho tomando banho e escovando os dentes do castelo ratimbu é o máximo;e vila sésamo é ótima.Na tv brasil,antiga educativa,passa muita coisa legal;claro que tem de filtrar pq a mathilde não é uma velha retardada que adora desenho,rs.

Jussara disse...

Oi, Anna,
No começo do ano comprei o dvd da Peppa para dar de presente pra uma priminha e ela adorou. O que eu comprei vem junto com um livrinho. Assisti a uns pedaços pra ver do que se tratava e confesso que gostei. Ele até ganhou um prêmio de melhor animação para crianças em idade pré-escolar. Mas ele é direcionado pra crianças mais velhas, acho que pra idade da Mathilde o Pingu é melhor mesmo.

Liliane Gusmao disse...

Oi Anna,
Sou como a Anunciação e adoro desenho animados! Já conheço o Pingu há muito tempo mas meus filhos nunca viram por causa desses horários que eu não sei quais são.
O Pocoyo e Backyardigans por aqui são unanimidade e é superfácil de achar no youtube se voce quiser conferir... Também gostamos muito de Charlie e Lola cuja música de abertura já é até o toque do meu celular... Mas peppa eu ainda não conhecia...
beijos

Isabella Kantek disse...

Pingo é genial, ela adorava quando era menor. Charlie&Lola e Peppa fazem o maior sucesso em casa, temos quase todos da série. Outros mais manjados como Backyardigans e a tartaruga Franklyn também rolam por aqui. Recomendo Heidi que você deve encontrar algum episódio em português no youtube. Veja se encontra algum do Toot&Puddle, 64 Zoo Lane e da coelha Miffy. Nossa tem tanta coisa, muita coisa boa produzida em parceria pelo Japão e França nos anos 80...curto um desenho. =)

vera maria disse...

Até eu, anna, que nunca vejo desenhos animados, gostei de ver esse aqui, é bonitinho :)
beijo,
clara

anna v. disse...

Gente, o Pingu é antigo? Tipo, só eu não conhecia?!
Por aqui a Peppamania só cresce. Comprei o DVD que vem com um bonequinho, uma micropeppinha.
Já tentei outros desenhos, mas ela só me olha com condescendência, como quem diz, Ok, mamãe, agora vamos ao que interessa: Peppa! Peppa!

. disse...

Ah, acho que o Pingu é no máximo da década passada, tinha na Cultura, e como eu sempre gostei dos desenhos deles já conhecia antes de ter o Alê.
Na internet nós vemos também o pintinho amarelinho que a Cam falou, e tem outro da Galinha Pintadinha que o Alexandre adooora.
Nesse fds vou procurar um livrinho da Chapeuzinho Vermelho. Ele tá interessadíssimo na parada de lobo.

Cam Seslaf disse...

Bom, a Peppa baixou seriamente aqui também, mas ela se recusa a ver outro episódio que não o do almoço. Acho que é porque ela ama pepino. Aponta pro "ador" e pede Peppa, pepino, alface, tomate e Djódji (o Djódji é sempre seguido do gesto de escovar os dentes, por causa da boca pós-bolo de chocolate). No "U-púbe", lógico. ;D

anna v. disse...

Hahaha, sensacional! Bem-vinda ao clube. Olha, tem vários DVDs no mercado. E o meu episódio favorito tem o YouTube em francês: Le Petit Train du Papi Pig. Ela fica cantando a musiquinha, na versão brasileira que eu fiz: "O trem do vovô faz tchu-tchu-tchu/ tchu-tchu-tchu/ tchu-tchu-tchu/ O trem do vovô faz tchu-tchu-tchu/ Sem parar!"