6.8.07

De volta ao samba

Aula de educação física de uma escola em Cuba. Foto tirada por mim em 2001.

Quase uma semana sem internet em casa, toneladas de trabalho no escritório e a impossibilidade de fazer hora extra graças ao programa intensivo malhação-gestante (hidroginástica, pilates, yoga) me fizeram abandonar não só este blogue como a leitura de todos os outros. Isso muito me entristece. Mas agora é passado, estamos de volta ao samba, como diria o Chico. Sempre haverá aqueles que reclamam dessa coisa de só comentar no blogue alheio quando há novidades no seu, mas, fazer o quê?, são as circunstâncias.

O Pan terminou e eu nem pude lamentar aqui a ausência de uma típica figura carioca nas duas semanas dos jogos: o voluntário do Pan. Os voluntários do Pan foram onipresentes nesses dias, com seus casacos azul-claros, crachás e sorrisos no rosto. Para onde quer que se olhasse, lá estavam os voluntários do Pan, sempre em bandos, tais como turistas japoneses.

Mais arroz-de-festa que os voluntários do Pan, só os atletas cubanos. Sim, amigos, é verdade, eu vi muita gente com agasalho da delegação de Cuba andando por aí. Ou eram os atletas passeando pelo Rio ou, mais provável, eles venderam ou trocaram seus agasalhos por quaisquer dez-merréis.

Tampouco pude comentar a tempo sobre os incríveis atletas do pingue-pongue, todos japoneses ou chineses, ainda que os jogos sejam supostamente pan-americanos. Aliás, queria saber quem foi o gênio do lobby que conseguiu emplacar o pingue-pongue como esporte olímpico. Francamente, como é que pode o pingue-pongue ser e o futebol de praia não? Ou para ser coerente, se o pingue-pongue se presta para fins olímpicos, na pretensiosa denominação de "tênis de mesa" (hahaha), por que não o totó, a.k.a. "futebol de mesa"? Aposto que seria muito mais emocionante.

4 comentários:

Anônimo disse...

sou totalmente favoravel ao Totó. ou pebolim, como diriam nossos amigos da terra da garoa. Totó e ping pong na categoria Esportes de Play.

Anônimo disse...

Menina!
Um amigo meu tava na comissão técnica do ping-pong! Se por um acaso ele ler este teu post ele surtará com toda certeza!
Mas concordo contigo! Acho toto muito mais legal!
E lembrei dos tempos da primeira gravidez, quando eu nadava, caminhava e fazia yoga!
Agora na segunda é uma luta conseguir um horário pra fazer uma caminhada de 30 minutos!!!!
bjos:)

anna v. disse...

Hahaha, Esportes de Play! Maravilhoso, adorei, Ângela.
Comissão técnica do ping-pong?! Ah, não, pára com isso. Eu não gosto nem de pensar que essas coisas existem!

Anônimo disse...

Menina! Que foto legal. Adorei. Ah, e esta do fut praia não ser esporte e o ping ser... nem comento.