4.8.08

Aliás e a propósito

Uma dúvida.
Vocês, meus queridos e sagazes leitores, acham, digamos, "perigoso" colocar fotos de Mathilde no blogue, acessíveis a quem quer que seja? Ainda que eu não coloque o nome real dela ou meu, levando em conta a quantidade de malucos que habitam a internet, vocês acham uma exposição desnecessária e até quase irresponsável? Porque, por exemplo, no Or*kut, aquele criadouro de loucos, não tem foto e nem menção a ela no meu perfil - que eu acesso uma vez por mês, mais ou menos, nem sei bem pra quê.
Então não sei. É uma questão que me ocorre de vez em quando, e resolvi perguntar a opinião de vocês que me lêem.

19 comentários:

F. disse...

Anna, pra ser honesto tenho minhas dúvidas. Eu assumi uma inicial na Casa porque a liberdade de Expressão é muito limitada em Angola. E já sofri ataques de malucos porque o angolano não está acostumado a ouvir críticas.
Talvez você devesse considerar a idéia de suprimir as imagens. Eu irei lamentar muito, mas louco é o que não falta na internet.

Anônimo disse...

Eu coloco fotos dos pequenos no meu blog, mas sempre depois e um tempo retiro... Como você disse tem muito louco por ai!! Se voce decidir suprimir as fotos vamos sofrer, mas a vida é assim mesmo!
Ela está super linda, parabéns!

Paula M. disse...

Oie!
Leio sempre seu blog e nunca comento.
Mas olha só, eu particularmente não coloco foto de filho em lugar nenhum na internet.
Primeiro pq tem doido pra tudo MESMO. E segundo pq meu filho não tem idade para optar se expor ou não (como nós adultos temos) então eu escolho por ele!

Dita Von Claire disse...

ai, sabe que nunca havia pensado nisso. coloco pilhas e mais pilhas de fotos do meu príncipe no blog.
(tenho família/amigos morando longe então os mantenho informados da crescente beleza do moço por lá)
será que pode rolar alguma coisa? tipo o quê, seria?

Anônimo disse...

Não acho que vc deva se preocupar. Ninguém sabe seu nome verdadeiro, tampouco o dela...

Não acredito que alguém seja tão maldoso de entrar no seu blog para surrupiar as fotos da nenê e publicá-las de forma abusiva.

Perigoso seria se vc fornecesse dados como nomes reais, endereços, locais que vc costuma passear, comer, fazer compras... Aí sim, poderia até surgir um maluco. Mas de verdade? Acho pouco provável.

A sua nenê é muito fofa, viu?!

Beijos

vera maria disse...

Eu sempre achei vc meio temerária por colocar fotos da matilde no blog, pq as pessoas que falam com vc, que deixam mensagens, essas tudo bem, mas e os que não escrevem, não se expõem? Não sei, ana, pensei que vc já tinha amadurecido isso, mas se está pedindo minha opinião eu não colocaria, é que eu sou meio assustadinha mesmo. E olha que ver sua filha é uma das grandes alegrias que essa comunicação anônima dos blogs me dão, viu? porque ela é muito fofa.
De todo modo, talvez vc pudesse colocar as fotos em algum espaço mais restrito, não sei se existe isso.
um abraço pra duas,
clara lopez

Cam Seslaf disse...

Eu muito me debati quanto a isso. Como ela tem muita família longe, optei por colocar. Na minha conta do Flickr, onde vai a maioria das fotos, publico apenas para Friends and Family. São raras as fotos totalmente públicas.
Minha única restrição é postar fotos sem roupa. Também acho que se eu ainda tiver blog quando ela for maiorzinha, devo parar de postar, porque aí ela já poderia se opor e tal.
Tem muito maluco na internet, sim, eu sei na pele, mas por outro lado tem essa sensação de proximidade, esse compartilhar das alegrias do alheio que muito me agrada. Eu torço e vibro com a vida de tanta gente que nunca vi... Não gostaria de me privar disso, e tampouco de privar outras pessoas que se sentem assim em relação a mim. Minha atitude geral é apostar no lado bom da coisa. Mas é complicado, I know.

Lord Broken Pottery disse...

Anna,
Passo por aqui depois de algum tempo e me deparo com essa questão curiosa. Acho que no mundo de hoje tudo é perigoso. Melhor prevenir. Talvez seja uma opinião cuidadosa demais e provavelmente o é, mas... Eu não poria fotos.
Beijo

Anônimo disse...

Anna,

Pai de um guri de 11 anos e freqüentador de teu blog, já me peguei pensando nessa questão pelo menos umas três vezes. Por um lado, não acho que se deva entrar no clima de paranóia (tão alimentado propositalmente pela mídia). Por outro, acho sim que este é um tipo de exposição que envolve risco (mas o quê na vida não envolve?), dado o sem-número de loucos (quiçá sem as carradas de razão) na blogosfera. Pessoalmente, acho que jamais exporia meu filhote, mas isso não é conselho pra ninguém.

Isabella Kantek disse...

Anna, esta questao sempre esteve presente aqui em casa por morarmos numa terra em que muito se fala e escuta sobre pedofilia - muito mesmo. Depois que eu recebi uma carta da escola informando que a policia havia avisado a direcao de que um pedofilo havia se mudado para a regiao (pois eh, aqui voce pode ter acesso a ficha criminal e endereco dos criminosos pagando uma taxa - nos optamos por nao querer saber) decidi fechar o blog da minha filha, permitindo apenas a familia e amigos. Um tempo depois e porque a familia estava com dificuldade de criar uma conta e etc resolvi abrir novamente, mas tirei o blog da lista do blogger e de todas as ferramenta de busca. E realmente parece que funcionou - ja busquei o blog da filhota e ele nao apareceu de jeito nenhum. Senti-me mais segura e achei esta a melhor opcao, principalmente porque o blog dela tem muitas imagens.
E concordo com a Cam sobre nao postar fotos sem roupa.
Evite colocar muitas fotos como tem feito.
Beijos,

Anunciação disse...

Sabe que toda vez que eu vejo as fotos de mathilde eu penso nesse assunto e depois dispenso?Fiquei achando que você colocava algum tipo de mecanismo para evitar essas coisas.Não me atrevo a dar palpite;sou muito egoista e tenho um prazer imenso em ver tua filha,aliás os filhos de todos os blogues que visito.Revivo.Sinceramente?Você decide.

Anônimo disse...

acho nóia não colocar. mas sigo o conselho de cam.

Anônimo disse...

Anna querida: qualquer coisa é só colocar senha de acesso ao blog: só quem vc autorizar consegue visualizar seu blog. É chato, é absurdo ter que se precaver dessa maneira mas além de aquietar seu coração de mãe, mantêm os doidos longe!

Se fizer isso, não esquece do meu acesso: hellenmise@hotmail.com. rsrsrsrs

Bjs em vc e na fofucha.

. disse...

Anna, eu fico encanada mas nada ultra-mega-blaster. Essa semana mesmo uma pessoa q trampa comigo veio conversar e começou a frase com aquilo que eu abomino "olha, só um toque, tá?", veio falar didaticamente que a internet é perigosa e que meu menino é tão bonitinho e eu coloco foto dele no orkut. Aí eu expliquei que colocava por causa dos parentes e amigos distantes e que restringia o álbum. Então, mesma coisa do pessoal aí em cima. Fotos do mocinho vestido, mantidas para atualização do pessoal que tá longe.
Beijo!

Anônimo disse...

o meu sumiu tb. poltergeist!!!

Unknown disse...

como vc bem disse, tem malucos meu irmão é investigador, e nem no orkut dele consta que ele tem filhos por que o que fazem com imagens de crianças é barbaridade.

Fosse você eu retirava.

Espero ter ajudado

Nelson

Ana Valéria disse...

hummm... difícil. tenho muitas fotos da minha pequena no meu flickr e penso nisso tb... mas, assim como a camila, aposto no lado bom e seja o que deus quiser!
sua baby é linda!
bjs

anna v. disse...

Muito obrigada a todos que responderam. As respostas todas me deram o que pensar. Mesmo.
Resolvi continuar colocando as fotos. Talvez com mais parcimônia.

MegMarques disse...

Atrasada como sempre, mas lá vai...
Eu não acho que colocar fotos na internet seja mais perigoso do que andar com as crianças na rua. Algum tarado pervertido pode ver minhas filhas pela internet? Pode. Mas, e daí? Quando eu vou ao supermercado, ao banco, ao shopping, à pracinha, a qualquer lugar com elas, muito mais gente as vê, mais gente me ouve chamando-as pelo nome, as pessoas as vêem com o uniforme da escola onde estudam, etc. A probabilidade de alguma dessas pessoas ser um tarado pervertido é a mesma. Mas eu não vou deixar de andar em público com as meninas, nem colocar um véu na cabeça delas, à la Michael Jackson. Se alguém for causar algum mal a nós vai ser uma dessas pessoas na rua, que pode nos seguir, descobrir onde moramos, etc.
Enfim, acho meio paranóia esse negócio de não pôr fotos na internet.