2.3.12

Compartilhar com parcimônia

Esta semana saí do Google+, a rede social do Google. Quer dizer, não sei se é isso, um rede social. Enfim, só tinha entrado mesmo porque várias pessoas me mandaram uns convites. Mas nunca captei realmente o espírito da coisa. Achava muito chato a coisa de agrupar seus conhecidos em "círculos" para então compartilhar as coisas com mais facilidade. No fundo, nunca compartilhei nada por meio dessa ferramenta, a verdade é essa.

Olha, realmente essa coisa do compartilhamento sistemático não faz sentido pra mim. Nessas horas me sinto meio velha. Mas fico pensando que não tenho assim tanta informação para compartilhar com tanta frequência. Posso ter amor, amizade, compaixão e solidariedade para compartilhar, mas não tenho, digamos, tantos links, tantos videos ou tantas fotos para ficar sistematicamente atualizando as pessoas sobre o status da minha simplória existência. Claro que às vezes dá vontade, sim, de compartilhar algo com alguém. Outro dia, por exemplo, fiquei chocada com este bizarro livro de receitas. Aí mandei para um amigo que eu sabia que ia gostar. Mas só isso. Uma pessoa que eu sabia que ia curtir, em especial. Não doze, nem oitenta, nem duzentas e quinze pessoas.

Tampouco tenho Facebook (nunca tive), o que me transforma numa espécie de pária social. Mas não é por aversão ao conceito, muito menos por uma suposta superioridade moral ou vontade de ser diferente. É simplesmente uma questão de prioridades. Acho que Facebook é legal, manter as pessoas em contato etc. Mas não quero gastar ainda mais tempo online do que já gasto. Só isso. Tenho tantas coisas para fazer com as crianças, tantos filmes para ver, tantos livros para ler, que me parece loucura inventar um "hobby" que me deixe com ainda menos tempo para essas coisas.

Então, para não dizer que não falei de flores, vou compartilhar uma coisa aqui com meus incríveis leitores. Na verdade, é uma dica para os pais de crianças pequenas, que sei que respondem por boa parte do meu leitorado. Seguinte: se você não aguenta mais ver Galinha Pintadinha, já sabe as falas de Enrolados de cor (meu caso) e quer que seu filho ou filha se divirta com algo diferente, aí vai uma ótima opção:


3 comentários:

Jussara disse...

Anna, como faz para sair do Google+ sem fechar as outras contas do Google? É possível?

anna v. disse...

Oi, Jussara. Sim, é possível. O Gmail continuou normal. Tenta assim:
https://plus.google.com/u/0/downgrade/

Cláudia disse...

Que idéia ótima! Adorei!
Desculpe o abuso, Anna querida, mas vou aproveitar para compartilhar, sem parcimônia, uma série linda, produzida pela HBO, a Classical Baby, que é uma das paixões da minha pequena. Tem alguns trechos disponíveis no YouTube, mas dá para comprar a série toda (music, art, dance e poetry) em DVD, se você tiver um player daqueles universais. Aí vão alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=yu8WW3VPGo0
http://www.youtube.com/watch?v=SNlbdT4cNa4
http://www.youtube.com/watch?v=tVURlEFxYJA
http://www.youtube.com/watch?v=Me0T73TKF2w
http://www.youtube.com/watch?v=dSYUhat-WOI
http://www.youtube.com/watch?v=kRvgCGJ2JQc&NR=1&feature=endscreen
http://www.youtube.com/watch?v=uRe6tqiOwJ0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=dOtknhQV--Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=45GeSa51GKY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OIJJySbROX0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=h3dkjTmh2gA
Beijo,
Cláudia