8.1.07

Método Brás Cubas de Felicidade

(Ou: Aplicando Machado de Assis à sua vida)

Capítulo 36
A Propósito de Botas

Meu pai, que me não esperava, abraçou-me cheio de ternura e agradecimento. - Agora é deveras? disse ele. Posso enfim...?
Deixei-o nessa reticência, e fui descalçar as botas, que estavam apertadas. Uma vez aliviado, respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado, desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros e de Epicuro.

(tirado daqui)

Agora a minha versão.

Capítulo 2007
A Propósito de Upgrades


Compra um computador, e passa sete anos com ele, sem fazer um upgrade. Sete anos de pleno desenvolvimento tecnológico mundo afora, e ficas com a mesma máquina, mesma quantidade de memória, mesmo processador, mesmo HD e fonte, a despeito dos programas maiores e maiores que vais instalando. Trabalhos com imagens, vídeos, música, envio de arquivos gigantes, tudo isso vais fazendo nesse teu mesmo computador septuagenário. Só em meados 2006 colocas mais um pente de memória e ficas com 256Mb, que já é o padrão para os computadores vendidos prontos nas Casas Bahia.
E eis que o computador obsoleto é uma das maiores venturas da terra, porque quando fazes um upgrade de verdade e trocas tudo (memória, processador, placa-mãe, HD, tudo montado por aquele amigo que entende de computador -- porque não há quem não tenha um amigo desses) tens a felicidade plena. Não propriamente barata, como a das botas, mas tão simples e tão sincera que te sentes de volta à infância, com um brinquedo mágico e cheio de possibilidades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá para imaginar. Meu Windows 98 nem a Microsoft reconhece mais a paternidade.

anna v. disse...

Pô, mas Windows 98 pega pesado, hein? Vai esperar completar bodas de alguma coisa, em 2008? :-)