15.9.11

Desconto no IPTU 2012 - até 30/9 (apenas para cariocas)

Porque blogue também é serviço.

Para quem ainda não o fez, vale a pena se cadastrar no site notacarioca.rio.gov.br, onde estão registradas todas as notas fiscais eletrônicas emitidas contra o seu CPF entre março e agosto deste ano (escola, cursos, academia de ginástica, salão de beleza, depilação, honorários de profissionais liberais, médicos, dentistas etc.). Um percentual do ISS de cada nota pode ser usado como crédito para desconto do IPTU 2012 - mas a indicação do imóvel só pode ser feita até o final deste mês. Mais de uma pessoa pode indicar o mesmo imóvel para desconto. Eu consegui R$ 11,00. Não é nada, não é nada...

É claro que essa nota carioca é uma porcaria se comparada à nota paulista, que engloba comércio de mercadorias, e não apenas serviços, mas mesmo assim. Eu queria saber quando é que teremos, no Rio, um sistema como o da nota paulista, englobando comércio. Aliás e a propósito, mesmo quem não mora em São Paulo deve se cadastrar na nota paulista, principalmente se fizer compras pela internet. Quase todas as empresas de e-commerce têm sede no estado de São Paulo, então quem costuma comprar online tem sempre créditos - que podem ser utilizados de várias formas, inclusive crédito na sua conta corrente. Olha que prático.

4 comentários:

vera maria disse...

caracas, e eu que pensava ser informada! Ótima dica, e a resposta para a pergunta sobre a diferença entre rio e são paulo, é que o governo do rio privilegia arrecadar fundos para comprar mansões em mangaratiba etc, etc.
beijo,
clara

Ju disse...

Olá, sou mineira e aqui nao há qualquer promoção com nota fiscal, para serviços ou comércio. Como trabalhei na área fiscal informo que pra abranger comercio a promoção tem que ser estadual, uma vez que o estado é responsável pelo ICMS e no caso dos serviços a competência para tributar e arrecadar é do município. A promoção do Rio deve ser municipal. Os serviços tributados pelo ICMS são os de transporte e comuniçações, apenas.
Seu blog tem sido muito útil pta mim na recomendação de livros nos últimos anos.
Beijos, Ju

Anônimo disse...

É verdade, ju, o tributo que ganha pontos é municipal, mas as críticas à corrupção continuam válidas, tanto na esfera municipal quanto estadual quanto... enfim, sabemos todos,
abraço, merci anna,
clara

anna v. disse...

Ju, sim eu tinha uma vaga noção de que ISS era municipal e ICMS era estadual, mas foi ótimo você confirmar. De qualquer forma, a questão continua: por que o governo do estado não faz um esquema nos moldes do paulista?
No mais, fico super feliz de saber que você curte a recomendação dos livros!
\o/