27.8.06

Direto do Soulseek


Sim, eu uso Soulseek para baixar músicas. Não me aventurei pelas maravilhas do Emule, nem dos bit torrents, que eu ainda tenho preguiça de ver como funcionam.
Mas enfim, das poucas coisas que me animo a procurar, descobri duas ótemas. Não tenho idéia se já são coisas super conhecidas que só eu nunca tinha ouvido. Tampouco sei se meus sete leitores estão atrás de novidades musicais. Não importa.
A primeira das coisas legais é o Mulatu Astatke, compositor e arranjador etíope que descobri graças à trilha sonora do filme Flores Partidas, do Jarmusch. É música instrumental, meio difícil de definir. Dizem que ele é um dos grandes nomes do EthioJazz, o que quer que isso venha a ser. Só sei que é uma delícia de ouvir. A começar pela faixa Yekermo Sew, que já serve para sentir o clima.
A outra coisa boa é mais engraçada. Chama-se Nouvelle Vague e é um grupo francês (aliás, grupo não: hoje em dia as pessoas se juntam para um "projeto", e o NV é um projeto, bien sûr) que mistura os dois gêneros musicais derivados do nome nouvelle vague: a bossa nova e o new wave. Pois é. Com uma descrição dessas, eu tive que procurar. E adorei. Comecei pela versão de Blue Monday, do New Order. Em bossa nova. Olha que engraçado. O espírito é esse, eles pegam sucessos do pós-punk e do new wave (Buzzcocks, Blondie, Bauhaus, Echo & The Bunnymen etc.) e fazem umas versões espertinhas, com violões e vozes miúdas, arranjos soft para as músicas punk. Hehe, ótimo para quem já passou dos 20 anos, mas ainda tem um pezinho (ainda que afetivo) no submundo dark dos anos 80.
Silviço:
www.nouvellesvagues.com
www.ethiojazz.com

2 comentários:

Bela disse...

Oba! Boas dicas! Eu tb prefiro o soulseek. Embora meu filho mais velho não se canse de me fazer caretas toda vez que abro o programa.
beijos
Boa semana
Bela

anna v. disse...

Bela, eu tenho muita preguiça para ficar mudando de rotinas informáticas a cada 3 meses. Vou ficar no Soulseek ainda por um tempo. Bjs.