17.12.06

Música do Brasil


Segunda-feira fui ao lançamento dessa caixa de CDs. É um projeto dessa gravadora, patrocinado por essa empresa. São 9 CDs com gravações contemporâneas de composições instrumentais brasileiras escritas por autores nascidos no século XIX, em todo o Brasil. Todas as músicas são choros ou gêneros que se inserem no universo do choro (tango brasileiro, polca, maxixe, valsa, schottisch, quadrilha, etc.s). Aí está um dos grandes baratos da caixa: ver como, entre o final do século retrasado e o início do passado o choro já era disseminado em todo o Brasil varonil. Outro barato: trazer à tona uma quantidade imensa de ótimos compositores de quem nunca se tinha ouvido falar. E mais uma coisa fantástica: contar essa história da música popular brasileira de uma forma musical. Você não precisa ler, basta ouvir.
Pronto. Taí o lide. Agora vamos voltar ao "tudo começou". Pois foi na Biblioteca Nacional que tudo começou, com uma pesquisa no setor de partituras. A pesquisa foi feita por músicos (note a diferença). Descobriram que havia uma quantidade imensa de partituras editadas (pra piano) e cadernos manuscritos de chorões, com composições de que ninguém tinha ouvido falar nos últimos 150 anos. (Os cadernos dos chorões são uma glória à parte. Acho fantástico que tenham sobrevivido alguns desses exemplares. São jóias mesmo, cadernos de partituras manuscritas, só melodias -- geralmente pelos flautistas ou clarinetistas ou bandolinistas, ou seja, pelos solistas, que sabiam ler música, já que o pessoal da base seguia tudo de orelhada mesmo.)
Copiaram tudo que puderam, e quando chegaram a 8 mil músicas resolveram dar um tempo, porque pelo visto aquilo ali não ia ter fim.
Das 8 mil músicas, selecionaram as 214 melhores e lançaram, em 2002, a primeira caixa, com 15 CDs (vendidos também separadamente em 5 discos triplos), só com compositores nascidos entre 1830 e 1880 e atuantes no Rio de Janeiro. Junto, lançaram os livros com as partituras. Mas notem que, da maioria dessas músicas, que vinham dos cadernos dos chorões, só havia a melodia -- a harmonia teve que ser escrita depois. E é claro que só quem pode fazer isso é gente com muita, mas muita moral e conhecimento de causa -- coisas que só uma vida inteira dedicada ao choro podem proporcionar. Critério. Referência. Essas coisas.
Hmm, música do Brasil imperial... Já sei, você está achando que é uma velharia, uma coisa tipo modinhas com títulos como "Não bula comigo, Nhonhô" ou "Candongas não fazem festas" (© Machado de Assis). Não é. Veja só como é moderno:

http://www.goear.com/listen.php?v=ccb778a

Pois. Agora vem essa outra caixa, a da Música do Brasil. 132 obras de 74 compositores nascidos até 1900, de todas as regiões do Brasil.
Nordeste

http://www.goear.com/listen.php?v=88b38e9

Sudeste

http://www.goear.com/listen.php?v=795d194

Sul

http://www.goear.com/listen.php?v=dad1382

Norte

http://www.goear.com/listen.php?v=6e7556a

Centro-Oeste

http://www.goear.com/listen.php?v=f88a7b7

No embalo da discussão anterior sobre o uso das leis de incentivo à cultura, este é um exemplo dos projetos que valem a pena. Nem tudo está perdido, afinal.


3 comentários:

Anônimo disse...

Que dica maravilhosa ! E o fato de que a pesquisa tenha sido feita por músicos é algo fundamental, ainda mais em tempos onde existem tantos aventureiros, que nem sequer sabem ler uma partitura trabalhando sobre mil assuntos diversos e se metendo a escrever sobre música como se música fosse sinônimo de "letra". Belo projeto e bom investimento do dinheiro público. Beijocas.

MegMarques disse...

Que barato!
Está a venda no comércio comum?
Esse tipo de projeto é sensacional, mas não é muito divulgado. Quem não é da área fica sem saber o que anda acontecendo de bom.

Bjos

anna v. disse...

Ana, Meg: pois é, teve o lançamento na segunda passada, mas eu não vi nada em lugar nenhum da imprensa. E é uma lástima que um projeto tão bacana fique pouco divulgado. Sim, está à venda no comércio comum, e pelo site da Acari, que eu acho que é a maneira mais prática de comprar. Vocês gostaram das faixas que eu selecionei? (Deu o maior trabalho escolher tão poucas!).
Bjs