22.10.06

Última de Buenos Aires

Li o post sobre Buenos Aires no ótimo blogue Nada após um dia comer o outro, e me dei conta que não falei sobre outra coisa que me chamou atenção: a segurança. Como já disse, economicamente eles parecem estar ferrados como nós, com muita gente pedindo dinheiro e dormindo nas praças. E no entanto todos os bairros que eu fui de dia ou de noite eram bem policiados. Todo mundo anda de madrugada pela rua, sem grilos. Dizem as más línguas que é grande o número de furtos, principalmente, claro, nas áreas mais turísticas. (Deixou sua câmera de bobeira, ela pode sumir.) Mas essa nóia que a gente vive aqui, na eterna iminência de ouvir o "perdeu, perdeu", respirar e não reagir, isso não vi por lá, nada parecido.

Um belo dia em Palermo, sentada na mesa de um pub, do lado de fora, no meio da tarde, um guarda uniformizado, que parecia recém-saído de uma tira da Mafalda, me abordou (vou traduzir do portunhol):
- Bom dia, senhorita, me compreende?
- Compreendo sim, seu guarda.
- Bom, é o seguinte, tome cuidado com essa sua filmadora que está sobre a mesa, porque num momento de descuido, pode vir alguém e pegar.
- Ahn, claro. Mas sabe, seu guarda, eu venho do Rio de Janeiro...
- (risos)
- ... e estou achando Buenos Aires muito segura, policiada por todos os lados.
- Mas mesmo assim, senhorita...
- Bem, se o senhor acha, tudo bem, vou guardar a filmadora agora mesmo.
- Não, senhorita, agora não precisa, afinal eu estou por aqui!

2 comentários:

osvjor disse...

a história é perfeita... mostra bem a diferença de nível entre a violência de lá e daqui... aliás, tenho um conhecido que, há uns três anos, teve a bagagem furtada do lobby do hotel em Buenos Aires enquanto fazia o check-in...

anna v. disse...

é. esse nível da violência daqui, sei não, acho que não é em muito lugar que se encontra. "é coisa nossa", ou quase. :-(